sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Novas notícias sobre o Projeto Construção na Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo, na programação do Prêmio Interações Estéticas-Funarte

Acesse:


http://www.avozdaserra.com.br/noticias.php?noticia=8443#

domingo, 14 de fevereiro de 2010



O Globo - RJ13/02/2010

Arte tridimensional feita com papel e cola

Premiada Sani Guerra promove oficina de papietagem no Ponto de Cultura de Nova Friburgo
Eduardo Maia

Papel, cola e criatividade.Esse é o material de trabalho da artista plástica Sani Guerra, friburguense e uma das vencedoras do último Prêmio Interações Artísticas da Funarte. Com seu projeto “Construção”, no qual tira moldes em papel machê de detalhes arquitetônicos de prédios importantes, ela passou a ser reconhecida e agora ministra uma oficina na Oficina Escola de Artes — Ponto de Cultura de Nova Friburgo. O objetivo, no final de três meses e com a ajuda dos alunos: reproduzir parte do prédio da antiga Câmara Municipal e expor em plena Praça Getúlio Vargas.Esse vai ser o maior e o décimo trabalho desta série, que começou em 2008 no Parque Lage, no Rio, onde Sani se formou. Na capital, ela ainda reproduziu partes do antigo Cassino da Urca, do Castelinho do Flamengo, do Clube Naval e do Museu de Ar te Moderna (MAM), chamando a atenção dos críticos.Sani também já tirou moldes de partes do Teatro Municipal Ariano Suassuna e do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo, e participou do último Salão de Petrópolis. A exposição das peças costuma ser junto ao ambiente reproduzido, para dar uma ideia de tridimensionalidade.Mas, nesta nova empreitada, com a antiga Câmara Municipal (hoje Ponto de Cultura) ela vai expor ao ar livre, e permitir que as pessoas interajam com a obra.— Será um grande desafio.Até porque quero que a peça seja feita numa escala bem maior que o normal e nunca expus ao ar livre. Por isso, é importante a participação dos alunos das oficinas.Eu não poderia fazer esse projeto sozinha — conta.A oficina é fruto do prêmio da Funarte. Ela teria que escolher um dos muitos pontos de cultura do governo federal espalhados pelo Brasil e optou pelo de sua cidade natal. As aulas começaram semana passada e vão durar três meses. Acontecem às terças, de tarde, e às quintas, pela manhã. Na turma de terça, muitos artistas plásticos. Na de quinta, alunos da rede pública da cidade.A artista pretende promover uma troca de informações e mostrar a sua técnica de papietagem. Todas as etapas da elaboração da peça serão filmadas e reunidas num DVD.Haverá espaço para palestras de outros artistas também.Na sexta-feira, o escultor Nelson Felix, morador da cidade, falará aos interessados, no Ponto de Cultura (Praça Getúlio Vargas 71, Centro), a partir das 18h, com entrada franca.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Instalação no Parque Lage - Nelson Felix
oglobo.globo.com/cultura/mat/2009/11/23/depoi...




Projeto “CONSTRUÇÃO” na Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo,
Pontão da Serra do Rio com a artista plástica SANI GUERRA

Palestra com o artista convidado: NELSON FELIX

Local: Centro de Artes de Nova Friburgo, praça Getúlio Vargas, 71 Centro - Nova Friburgo/RJ
Dia: 19 de fevereiro de 2010
Às 18 horas


Entrada franca


“O Projeto “Construção” teve início em julho de 2008, foram nove Intervenções Escultóricas, dentro e fora de exposições e salões. As esculturas feitas em papel marche, são construídas a partir do limite do concreto da alvenaria de prédios de várias épocas e lugares; um contorno tridimensional.”


“Esta iniciativa integra o Prêmio de Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura”









terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Eu e a turma que participa das oficinas do Projeto "Construção" na oficina Escola de Artes de Nova Friburgo, dentro da programação do prêmio Interações Estéticas-Funarte, pelo qual fui contemplada!